O mundo está repleto de histórias de lideranças. grandes homens e mulheres que lideraram pessoas usando a força, o medo, o carisma, a ideia, o dinheiro ou a persuasão.

No mundo empresarial, líderes são responsáveis na geração de uma cultura de sucesso. São responsáveis por cuidar de um time e fazer com que o real envolvimento e crescimento focado no resultado comum aconteça, com que as relações dentro de um time sejam sadias.

Líderes de design, obviamente fazem parte desse cenário. Mas o que fazer quando você assumir uma posição de líder de design? Como mudar uma cultura, estabelecer novos parâmetros, qual caminho pegar? Por onde começar?

Não existe uma receita pronta, porque obviamente cada um é único nos seus princípios, valores e conhecimentos. Mas algumas dicas têm sido seguidas por um bom número de líderes criativos e podem ajudar você nesta longa e fascinante jornada da liderança.

Pratique Yoga ou ao menos, exercite-se.
Um bom líder tem que se manter calmo, não deixando com que a ansiedade tome conta da situação. A partir do momento em que a ansiedade ganha poder para influenciar decisões, o time também será influenciado com isso e a visão estratégica, a tranquilidade de um desenvolvimento progressivo e eficaz pode ser quebrado. Manter a calma e a visão limpa é um dos itens fundamentais para se obter bons resultados.

A Yoga fornece conhecimento e os elementos para controle de medos e ansiedade. E os exercícios físicos canalizam a energia para o corpo deixando a mente mais livre para tomar decisões.

Reuniões, distrações disfarçadas de soluções.
Escapar de reuniões é literalmente fugir das distrações e micro urgências, que só servem para tirar o foco do trabalho real e das verdadeiras e grandes soluções. Saber dizer não, saber compartilhar responsabilidades, cortar o desnecessário, fugir das distrações e conseguir não entrar em pânico com tudo isso é importante para manter uma visão macro e de longa distância, sempre focado no objetivo maior, o que sem dúvidas é melhor do que acontecimentos que possam atrasar ou danificar bons resultados.

Um famoso publicitário brasileiro montou sua sala de reuniões sem cadeiras. Fez isso para que todos os assuntos fosse decididos em até 10 minutos. Incrível não?

Você sabe ouvir e falar da forma certa
Aprender a aceitar criticas de uma forma positiva, é algo bem difícil. Mas faz parte do dia a dia de um líder de design. Saber receber criticas e transformá-las em argumentos de melhoria, é algo fundamental para uma liderança e criação de cultura positiva.

Aliás o mais difícil é saber ouvir. Um líder tem que exercitar a audição, pois é a ele que a equipe deve recorrer em momentos difíceis. Um líder que não ouve, não sabe de verdade que acontece. E sem saber o que acontece, não sabe como agir.

E na hora de falar vale a máxima de outro publicitário famoso: critique em particular, elogie em público. Sempre dá certo.

Por :: Marlon Muraro

Deixe seu comentário sobre este Post