Já vimos aqui mesmo em um post anterior que o cartão de visitas é sua porta de entrada junto ao universo dos clientes. E a escolha de qual o melhor papel para o seu cartão de visitas influência completamente o resultado final; é muito mais que um detalhe. O tipo de papel para o seu cartão de visitas vai depender muito do posicionamento de sua empresa e da identidade visual que você escolheu. Escolher um papel para imprimir cartão de visita com brilho, por exemplo, anda meio fora de moda e as opções mais elegantes costumam ser foscas e acetinadas. Mas vamos tentar ajudá-lo com algumas dicas e tendências:
Manchas de dedo no cartão “pegam mal”para a imagem da sua empresa.
O papel para impressão de cartão de visita com brilho pode causar este as manchas de dedo. Se você é daqueles que acredita que o tipo de papel para cartão de visita tem que ter brilho, saiba que terá que conviver com as machas e marcas de dedo.
O que é gramatura e qual a sua importância?
Normalmente uma gramatura parte de ao menos 200g/m²; menos que isso pode dar a impressão de uma economia que não vale a pena seu cliente imaginar.
Escolha o tipo de papel para cartão de visita adequado ao seu negócio.
Independente do seu segmento, você deve prezar pela qualidade do material, então, mesmo que o seu cartão de visitas seja o mais simples possível, procure produzi-lo bem. O acabamento é tão importante quanto a criação, por isso, opte por tipos de papel para fazer cartão de visita que não vão desgastar rapidamente e também por uma gramatura mais alta, para que ele não amasse ou rasgue com facilidade.
Hora de por a mão na massa. Dicas para seu cartão ficar incrível.
1. Formato e margens
O tamanho padrão de um cartão de visitas é 9 x 5 cm. Porém, você pode personalizá-lo e deixá-lo diferente, fugindo do padrão. É fundamental deixar margens em todas as bordas. Isso traz uma sensação de leveza ao cartão.
2. Que letra usar (fontes para o cartão)
Utilize o menor número possível de tipografia em um mesmo cartão, pois pode torná-lo cansativo. Escolha uma ou duas fontes para não correr o risco de errar.
3. E o tamanho da fonte?
Não exagere no tamanho das letras e nem deixe a fonte muito pequena para não exigir demais de quem tem alguma restrição na visão. Imprima uma prova e analise se a leitura não está prejudicada.
4. Cores escuras em cartões de visita
Fundos escuros costumam invadir as letras claras, extremamente finas ou pequenas. Por isso, é preciso atentar-se ao escolher determinada fonte e, caso seja necessário, deverá engrossar as fontes mais finas para evitar as surpresas desagradáveis.
5. Escolhendo outras cores
Um cartão com cores escuras de um lado e claras de outro pode correr o sério risco de manchar. Essas manchas acontecem quando os impressos são empilhados antes de estarem completamente secos. Para evitar esse problema use algum tipo de laminação.
Estas são algumas dicas importantes. Na hora de fazer o seu cartão, peça ajuda especializada. E sempre faça provas antes de imprimir a quantidade total. Seu cartão de visitas diz muito (ou quase tudo) sobre a sua empresa. Portanto, valorize-o.
Por:: Marlon Muraro
Deixe seu comentário sobre este Post