Design vai muito além do gosto pessoal. Extrapola o subjetivismo e tem regras próprias que devem ser observadas para fazer com que a mensagem certa chegue até seu público-alvo de uma forma criativa e inovadora. É essencial os valores, pontos fortes e características do seu negócio sejam transformados em um conteúdo visual criativo, de bom gosto e assertivo. Para ajudá-lo a entender quais são as características fundamentais de um bom design gráfico, seguem algumas dicas que você pode aplicar nos seus negócios.

1. ESTÉTICA
É algo abstrato mas que tem por objetivo chamar a atenção de um modo que consiga impactar positivamente clientes e consumidores do seu produto ou serviço. Normalmente engloba estudo de cores, seu significado e como combiná-las. Como não é algo matemático e portanto existem sempre inúmeras possibilidades, faça testes com combinações de cores, estilos e disposições diferentes para analisar aquelas que se encaixam melhor com seu objetivo.

2. FUNCIONALIDADE
Design por design é muito pouco. Design tem que ser funcional, tem que estar a serviço de alguém ou de algo. Qual é o objetivo da peça? Levar os clientes até o ponto de venda ou fazê-los acessar o seu site? Informar uma promoção? Você tem poucos segundos para captar a atenção das pessoas; por isso, imagens muito poluídas e excesso de informações não são o ideal pois confundem o público. Quem quer dizer tudo acaba não dizendo nada.

3. INTUITIVO
Um bom design é autoexplicativo”. Uma peça intuitiva consegue se explicar por si só, ou seja, sem a necessidade de alguma longa descrição ou explicação; seu cliente deve bater os olhos e entender o que você quer dizer.

4. TRANSPARENTE
Em tempos de mídias sociais, o cliente sabe o que é verdade e o que não é. Seja verdadeiro, transmita o que for real e de forma simples a função e os valores que o produto realmente oferece.

5. INOVADOR
Veja o que seus clientes estão fazendo. E tente fazer diferente. Isto é inovar.
E lembre-se: assim como você procura um médico ou um dentista, procure profissionais especializados em design. São eles que podem ajudar a fazer um trabalho criativo e realmente diferenciado.

Por :: Marlon Muraro

Deixe seu comentário sobre este Post