Eu não sei você, mas eu sou daqueles que entra em supermercado e fica olhando as embalagens de produtos que não consumo. Já reparou como as garrafas de vodka são incríveis? E as embalagens de condimentos e molhos? Outro exemplo clássico é o investimento que as editoras têm feito nos últimos anos nas capas dos livros; é só entrar em uma livraria ou megastore e nosso olhar e nossas mãos são atraídas paras livros que mal sabemos o nome e o autor. Segredo disso? Investimento no design de embalagens.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), mostrou que 75% das empresas que investiram no design de embalagens tiveram crescimento em vendas, aumentando em 85% as chances de uma pessoa comprar o produto após ser impactado por sua embalagem.
E isso ocorre por algo muito simples: faz tempo que a embalagem deixou de ser apenas uma forma de guardar ou acondicionar produtos; hoje ela faz parte do produto e as pessoas pagam a mais por isso.
Em uma fase já distante da minha vida como vendedor de loja de roupa, lembro das pessoas comprando um cinto preto básico apenas porque vinha em uma lata azul com os anjos da Fiorucci. Pense: quantos panetones ou caixas de chocolate você já não comprou em função da embalagem?
Uma embalagem bem elaborada pode ser utilizada como uma ferramenta de marketing, sendo muitas vezes mais eficiente que uma campanha tradiconal de mídia. A vodka Absolut que o diga.
Para que isso seja possível, a empresa precisa pensar em cada detalhe, como a sua funcionalidade, comunicação e criatividade, para que assim o produto alcance o sucesso desejado e esperado para marca.
Além de trazer uma mensagem conceitual, a embalagem precisa oferecer aos seus clientes experiências sensoriais, pois assim o produto terá mais chances de sucesso na hora de ser colocado à venda.
Facilidade ao abrir a embalagem, conservação do produto, facilidade em encontrá-lo, se ele consegue se destacar dos concorrentes, se contém as informações corretas e outros diversos fatores que podem contribuir positivamente para que a embalagem chame a atenção dos clientes.
Olhe para o seu produto e os concorrentes dele. Como está a sua embalagem? Com esta análise sincera você pode ganhar ou perder milhares de reais todos os meses. Invista da mesma forma que você investe no conteúdo.
Por :: Marlon Muraro
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