O crescimento corporativo parte sempre de dentro para fora. Por isso, as empresas estão percebendo cada vez mais a importância de investir em ações de endomarketing: para que seus funcionários tenham cada vez mais conhecimento e estejam cada vez mais motivados e engajados.

Afinal, são eles que tratam com o cliente final e portanto, depende deles o cresciemento da empresa.

Durante muito tempo, o endomarketing foi visto como custo e era delegado a poucas ações capitaneadas sem recursos pelo RH das empresas. Hoje isto está mudando.

Empresas já destinam verbas anuais para ações de motivação, treinamento e formação de seus colaboradores porque sabem que isto vai se refletir no atendimento ao consumidor final.

A seguir listamos algumas ações inovadoras de endomarketing para você se inspirar a estimular ainda mais os colaboradores:

Rede social interna
A ideia surgiu na rede Best Buy, uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos e do mundo. Foi criada uma rede social interna, que adequou a comunicação de uma maneira que era mais alinhada ao gosto dos seus funcionários. Isto diminuiu a rotatividade e aumentou a produtividade.

Gamification
Todo funcionário espera entrar, ou estar em um lugar em que ele possa crescer. Por isso, a Portobello investiu em uma ação para entregar esse conteúdo de maneira inovadora e irreverente. Foram criados games e histórias em quadrinhos que não somente ajudam a entregar o conteúdo de maneira eficiente e transparente, mas também, divertida.

Valorização dos funcionários
Existem diversas formas de fazer isso, e a Fiat apostou em uma delas: a família. A montadora de carros tem diversas ações para melhorar a qualidade de vida das famílias de seus funcionários. A empresa investe em ações relativas a bodas de casamento, colônias de férias e festas de aniversários para os filhos dos colaboradores.

Usos criativos da TV corporativa
A TV corporativa é uma ferramenta muito poderosa para o endomarketing. Ela permite uma alta visibilidade, de uma maneira barata. Ela pode, inclusive, fazer parte de soluções bem criativas. Mostrar lembretes de aniversários dos profissionais, por exemplo, é uma forma de fazer com que ele se sinta valorizado pela empresa e ainda gerar uma interação positiva entre eles.

Integrar esse tipo de ferramenta com as redes sociais também é uma forma de aproveitar suas vantagens.

Por :: Marlon Muraro

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